Saturday, November 18, 2006

Quando o homem vira anjo


Sônia e Beth,

dois anjos cariocas.


Então Sônia cansou da sua condição de Ser Humano e resolveu virar anjo. Tem muito tempo que isto aconteceu. E Beth também começou a cultivar suas asas tem bem uns 10 anos.

Cedo cedinho, uma delas já está lá. Levam junto ração, água e grandes porções de carinho e consciência. E eles se juntam em torno delas para receberem alimento para o corpinho, e carinho e cafunés para seus corações.

Raro um turista ou morador não parar para apreciar esta cena. Afinal é muito difícil a gente resistir a tentação de assistir instantes de amor puro e desprendido. E não faltam elogios e ofertas de dinheiro para que isto nunca se acabe. Os elogios são aceitos de coração aberto e humilde, por saber que é pouco, muito pouco ainda perto do que se sonha em fazer e o dinheiro recusado com a explicação de que elas sentem isto como responsabilidade delas.
Beth e Sônia também precisam conversar com alguns garotos, que por vezes, ameaçam os bichanos. E com o mesmo carinho e ternura conseguem tocar em algum cantinho destes corações machucados e calejados pela vida dura, apesar da pouca idade. Muitos deles se tornam aliados na vigia contra maus tratos.

Enquanto os gatinhos se alimentam são observados por elas. Beth e Sônia conhecem bem gatinhos, sabem se estão saudáveis ou não. E os que não estão, se for possível, são tratados no próprio local, ou então são separados, levados ao veterinário, tratados e só retornam quando estão totalmente restabelecidos.
As fêmeas são castradas assim que chegam na idade certa, ou se já chegam adultas, imediatamente. Os machos não são castrados, a não ser que tenham alguma doença que faça isto necessário, pois como animais territoriais precisam estar com tudo em cima para as disputas.

Cada um tem um nome, escolhido de acordo com suas características físicas ou psicológicas. Beth e Sônia escolhem com carinho de mãe. E assim temos Cristal, Karina, Docinho, Ed, Bóris e por aí vai. Nomes e sentimentos.

Beth me disse: "...sabe, eu e Sônia amamos aqueles gatos como se fossem nossos e não deixam de ser." Eu bem sei, quantas vezes Beth chorou porque Ed ou Bóris ou outro deles estava doente. E ela continuou "... o que eu queria mesmo é que (o pessoal) focalizasse mais a castração de seus animais. Muitos não estariam na rua se as pessoas fizessem isto. Porque hoje uma gata, ao final de um ano pode ter tido 15 gatos ou mais, e aí despejam na rua. Tenho vários lá que foram abandonados filhotinhos."

E aí volto a bater na velha tecla, numa monodia, quase um mantra: exercer a Posse Responsável. Muitas das tragédias seriam assim evitadas. Como a que aconteceu a menos de um mês no Arpoador, onde vários gatinhos foram cruelmente esquartejados. Mas, um animal, seja ele gato ou cachorro, abandonado à própria sorte, numa cidade é tão terrível quanto. É mito que um gato saiba se virar bem na rua. Digo isto cansada de ver tantos corpos de bichos atropelados, tantos animais esquálidos, mortos de sede e fome. Amedrontados, com frio, tristes. Isto também é criminoso.

E acabo pensando em Beth e Sônia como anjos. Anjos porque agem como deveriam agir todos os humanos. Somos responsáveis por este planeta. Somos por termos consciência. Responsáveis por nossas vidas, pelas vidas dos nossos iguais, dos animais, das matas, das águas...

Separe o lixo, não desperdice água, castre seu animal de estimação, ajude alguém e se você pode, adote um gatinho.


2 comments:

Vic said...

Olá,soube do seu blog pelo gatinho Plutz Marton do orkut e vim conhcer.Parabéns, é um belo trabalho de conscientização!!!
Há tantos animaizinhos abandonados que precisam muito de nós.Tbm tenho alguns blogs onde tento ajudar na divulgação para adoção e tbm conscientização.
Caso queira conhcer:

http://adoteumanjo.blogspot.com
http://adoteumanjo.nafoto.net
http://adoteumanjo2.nafoto.net

Vou linkar seu endereço no meu blog.Adorei esse espaço!!!!

Beijo

Vic

sosgatinhoscariocas said...

A Equipe SOS GATINHOS CARIOCAS agradece o apoio e incentivo.